1º DIA DO CURSO ESTADUAL DE FORMADORES E FORMADORAS EM ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA
...............A formação em economia solidária é definida como uma “construção social” inerente aos processos de trabalho autogestionários, como elemento fundamental para viabilizar as iniciativas econômicas, para ampliação da cidadania ativa e do processo democrático, como um movimento cultural e ético de transformação das relações sociais e subjetivas como base de um novo modelo de desenvolvimento. ...............Reconhece a centralidade do trabalho na construção do conhecimento técnico e social, articulando o trabalho e a educação na perspectiva da promoção do desenvolvimento sustentável, orientando ações político-pedagógicas autogestionários e solidárias.
...............Com o resgate histórico da I oficina Nacional formação/educação em Economia Solidária –SENAES e FEB de outubro de 2005 iniciou-se os debates sobre formação em Economia Solidária onde tinha o objetivo: socializar e debater experiências significativas e representativas de formação. Experiências de formação de formadores /multiplicadores e experiências de formação para empreendimentos solidários. A partir das fichas dos relatos das experiências foram debatidas as principais contribuições e os limites e dificuldades, onde as contribuições para a formação em economia solidária foram organizadas em torno de cinco temas:
princípios
conteúdos
elementos metodológicos
sistematização e avaliação
elementos para uma política pública
...............A partir destes temas se constituíram:
II OFICINA NACIONAL em abril de 2007, organizada e coordenada pelo grupo de trabalho de formação integrado pelo FBES E SENAES
CINCO OFICINAS REGIONAIS E COM SOCIALIZAÇÃO DE 150 EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE 50 FORMADORES
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES METODOLÓGICAS DA FORMAÇÃO/EDUCAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO/EDUCAÇÃO EM ES
REDE NACIONAL DE FORMADORES EM FORMAÇÃO/EDUCAÇÃO EM ES
................ Apartir do relatado, discute-se como se construí uma rede de Economia Solidária. A partir da formação do grupo de trabalho de formação, para fortalecer o crescimento da Economia Solidária como o objetivo de melhorar a qualificação dos empreendimentos.
................ Foram apresentadas estas questões e como foi a concepção de formação a partir do edital onde o sindicato dos metalúrgicos através da Escola Mesquita que a qual ganhou a proposta do edital SENAES, mas esta instituição não estava apta para estar executando o projeto e assim os CFES se destinam à formação de formadores(as),educadores(as) e gestores(as) públicos que atuam com economia solidária, contribuindo para fortalecer seu potencial de inclusão social e de sustentabilidade econômica, bem como sua dimensão emancipatória.
"NÃO SE FAZ FORMAÇÃO SEM PRATICAR.
O QUE SE ESTÁ PROPONDO, LOGO, É O MÉTODO PARA INTEGRAÇÃO, CONSTRUÇÃO E PARTILHA DOS SABERES TAMBÉM DEVE SER AUTOGESTIONADO."
...............A partir da competências das intância de gestão, ao Conselho Diretor compete mobilizar os recursos institucionais e à Equipe Executiva compete a organização e efetivação das atividades.
...............O planejamento, detalhamento e organização das atividades do CFES-Sul resultarão da interação dinâmica dessas instâncias com o Conselho Regional de Gestão e de uma instância desdobrada deste conselho denominada Comitê Metodológico, órgãos de orientação política e pedagógica do CFES-Sul. O Conselho Diretor deve ser composto por professores da Unisinos envolvidos com pesquisa e extensão em economia solidária.
Contribuição: Ângela Costa/UNIJUÍ
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