2º DIA DO CURSO ESTADUAL DE FORMADORES E FORMADORAS EM ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA
...............O segundo dia de encontro dos "formadores e formadoras" teve um início eletrizante. O relato dos grupos autogestionários teve de relato de atividades, encenação e apresentação da proposta de blog. A equipe de criatividade apresentou o trabalho fruto de uma oficina de poesia, realizada na noite anterior. A produção do texto foi coletiva, e o resultado foi o seguinte:
Equipe de Criatividade apresentando a poesia |
"Cultura pra romper a estrutura
Vida
A luz que inunda meu ser
Aconteceu no nascer do sol
Pelo infinito
Viver a Vida vale a pena sim
E grosso como
Amor sabedoria criatividade
.............
...............Com a ajuda da Zadi e da Izabel, o grupo pode "aproporiar-se" de um conceito novo: a pausa metodológica "é o momento de um determinado processo formativo em que se faz uma síntese que resgata os métodos, os conteúdos e a relação entre eles, com vistas a explicitar, trazer a tona, os objetivos, os significados implicados e a intencionalidade presente ao trabalho desenvolvido".
...............Com a ajuda da Zadi e da Izabel, o grupo pode "aproporiar-se" de um conceito novo: a pausa metodológica "é o momento de um determinado processo formativo em que se faz uma síntese que resgata os métodos, os conteúdos e a relação entre eles, com vistas a explicitar, trazer a tona, os objetivos, os significados implicados e a intencionalidade presente ao trabalho desenvolvido".
...............A partir da dinâmica conduzida pela Helena, os/as formadores e formadoras puderam experimentar a confiança, uns nos outros, a liberdade dos movimentos corporais e o prazer da escuta, criando sons de forma cooperada. Ao final ela sugeriu relacionar essas sensações com os princícios da EPS:
"De início, o uso das linguágens- sonora, corporal, gestual. Experimentar a liberdade, de forma que os opostos acabaram se atraindo, sendo valorizada, especialmente as diferenças dos diferentes atores que compunham a brincadeira. Podemos perceber que de pequenos objetos,
conseguimos fazer um som legal, hamoniozo e contagiante.
Saber respeitar o tempo do outro, onde todos tiveram oportunidade de motrar alguma coisa, sem que ouvesse críticas a tais iniciativas
e de forma prazerosa, como deve ser em nossos grupos.
Assim, percebemos que as diferentes linguágens funcionam, de forma que nos levam a cooperar, tentando através das nossas limitações, o que nos remete ao trabalho realizado na base, alternando
cooperação, autogestão e solidadiredade com o outro."
cooperação, autogestão e solidadiredade com o outro."
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