1º momento – Rodada de apresentação 6/06/2011
Os participantes deveriam dizer seu nome e fazer um gesto que os identificasse
Mística: Junção do pessoal em grupos de afinidade (estado, gênero, idade... )
2º momento – Reflexão sobre autogestão da pedagogia como metodologia e formação:
Texto de referência: Uma metodologia de formação, gestão e sustentabilidade (CAPINA)
Para a organização do curso é necessário a constituição de Grupos de trabalho/comissões/equipes de autogestão para ajudar na gestão do curso. O facilitador fez provocação de qual entendimento de grupos de gestão compartilhada, ou autogestão, e a partir daí os participantes começaram a discutir e nomear os grupos/equipes como: registro/memória, cuidados, animação, infraestrutura, avaliação e coordenação, bem como quais são os papéis de cada equipe
Monitoramento
RAQUEL – EQUIPE CUIDADOS
TATIANA – CRIATIVIDADE
SIRLANDA – AVALIAÇÃO
INEZ – MEMÓRIA
ALINE – CFES-SUL
TATIANA – CFES-SUL
TODOS OS PARTICIPANTES DANÇARAM A CIRANDA
Desmecanizar o corpo e leva-lo a situações pouco experimentadas
ANÁLISE DA CONJUNTURA
Olhar para o que passou e analisar o que está acontecendo: o cenário.
A leitura da realidade sendo que a mesma não é neutra.
Categorias de análise de conjuntura:
*Acontecimentos diferentes de fatos;
*Cenários;
*Atores;
*Relação de forças;
ArticulaçãoTEXTO DE REFERÊNCIA: COMO FAZER ANÁLISE DE
CONJUNTURA (BETINHO)
CONJUNTURA (BETINHO)
RESPONSAVEL:ALINE MENDONÇA
EXERCITANDO METODOLOGIA: A CONJUNTURA ATUAL E
SEUS DESAFIOS PARA A ES
REUNIAO DOS GRUPOS AUTOGESTIONÁRIOS
Educação e Economia Popular
Dia 08-06-2011
período da manhã.
período da manhã.
Pausa Pedagógica.
Solidária – Fala de Telmo Adams
ENCAMINHAMENTOS
O grupo, em sua maioria, avaliou o curso positivamente em suas metodologias, facilitadores, temas.
Dinâmica: Diferença Entre empresa Capitalista e
Empreendimento de Economia Solidária.
Empresa Capitalista:
q Tem um proprietário
q Visão de Lucro;
q Apropriação da Riqueza;
q Produção Voltada ao Consumismo;
q Hierarquia;
Empreendimento Solidário:q Autogestão
q Visão do Bem Viver;
q Riqueza para o bem comum;
q Produção Voltada para o Social;
Relação de RendaDia 08-06-2011
período da tarde
período da tarde
Visita ao Mercado Público de Porto Alegre, aos empreendimentos de Economia Solidária.
Visita a ECOPAPEL.
PROJETO CFES
OBJETIVO GERAL
Os CFES se destinam à Formação de Formadores, educadores e gestores públicos que atuam com economia solidária, contribuindo para fortalecer seu potencial de inclusão social e de sustentabilidade econômica, bem como, sua dimensão emancipatória.
*
PROJETO CFES SUL
Objetivos Específicos
Objetivos Específicos
# contribuir com o fortalecimento dos EES com a ampliação do número de formadores(as) em economia solidária;
# desenvolver metodologias e conteúdos de formação em economia solidária;
# sistematizar e disseminar as metodologias e conteúdos da formação em economia solidária;
# produzir e disseminar materiais pedagógicos e informativos sobre economia solidária;
# contribuir para a articulação de formadores(as) e educadores(as) que atuam com economia solidária – constituir coletivos estaduais e regional de formadores;
# fornecer subsídios para a construção da política nacional de formação e assessoramento técnico.
Dia 09-06-2011
período da tarde
período da tarde
Integrantes do de cada estados do sul, participaram da vídeo conferencia da PL 865.
O restante do grupo acompanhou a vídeo conferencia através da internet.
FORMAÇÃO DE FORMADORES EM ES
QUAL CONCEPÇÃO?
QUAIS OS OBJETIVOS?
QUAL É A ORGANICIDADE E RELAÇÃO DOS FORMADORES
COM O MOVIMENTO DA ES? FORMARAN-SE GRUPOS PARA
DISCUTIR AS QUESTÕES LEVANTADAS.
DIA 10/06/2011
PAUSA PEDAGÓGICA: RESGATE DO DIA ANTERIOR E
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS GRUPOS
AUTOGESTIONARIOS.
FORMAÇÃO DE FORMADORES EM ES:
RESUMO POR ESTADOS
ENCAMINHAMENTOS
AVALIAÇÃO-GRUPO AVALIAÇÃO
O grupo, em sua maioria, avaliou o curso positivamente em suas metodologias, facilitadores, temas.
Aguardamos todos no próximo módulo!
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