quarta-feira, 15 de junho de 2011

I MÓDULO CURSO REGIONAL 06 - 10/06/2011

1º momento – Rodada de apresentação 6/06/2011
Os participantes deveriam dizer seu nome e fazer um gesto que os identificasse

 Mística: Junção do pessoal em grupos de afinidade (estado, gênero, idade... )

2º momento – Reflexão sobre autogestão da pedagogia como metodologia e formação:
Texto de referência: Uma metodologia de formação, gestão e sustentabilidade (CAPINA) 
Para a organização do curso é necessário a constituição de Grupos de trabalho/comissões/equipes de autogestão para ajudar na gestão do curso. O facilitador fez provocação de qual entendimento de grupos de gestão compartilhada, ou autogestão, e a partir daí os participantes começaram a discutir e nomear os grupos/equipes como: registro/memória, cuidados, animação, infraestrutura, avaliação e coordenação, bem como quais são os papéis de cada equipe




Monitoramento



RAQUEL – EQUIPE CUIDADOS
TATIANA – CRIATIVIDADE
SIRLANDA – AVALIAÇÃO
INEZ – MEMÓRIA
ALINE – CFES-SUL
TATIANA – CFES-SUL

TODOS OS PARTICIPANTES DANÇARAM A CIRANDA


07/06/2011



Desmecanizar o corpo e leva-lo a situações pouco experimentadas




ANÁLISE DA CONJUNTURA 


Olhar para o que passou e analisar o que está acontecendo: o cenário.
A leitura da realidade sendo que a mesma não é neutra.
Categorias de análise de conjuntura:
*Acontecimentos diferentes de fatos;
*Cenários;
*Atores;
*Relação de forças;
Articulação






Discussão dos grupos sobre os princípios da 


economia solidária.
Desenvolvimento territorial e sustentável –

Fala de Zé Inácio Konzen. 

TEXTO DE REFERÊNCIA: COMO FAZER ANÁLISE DE 


CONJUNTURA (BETINHO)

RESPONSAVEL:ALINE MENDONÇA


EXERCITANDO METODOLOGIA: A CONJUNTURA ATUAL E 


SEUS DESAFIOS PARA A ES
  
REUNIAO DOS GRUPOS AUTOGESTIONÁRIOS


Dia 08-06-2011
período da manhã.


Pausa Pedagógica.



Educação e Economia Popular

 Solidária – Fala de Telmo Adams




Dinâmica: Diferença Entre empresa Capitalista e 
Empreendimento de Economia Solidária.

Empresa Capitalista:
q Tem um proprietário
q Visão de Lucro;
q Apropriação da Riqueza;
q Produção Voltada ao Consumismo;
q Hierarquia;
Empreendimento Solidário:
q Autogestão
q Visão do Bem Viver;
q Riqueza para o bem comum;
q Produção Voltada para o Social;
 Relação de Renda


Dia 08-06-2011
período da tarde


 Visita ao Mercado Público de Porto Alegre, aos empreendimentos de Economia Solidária.

Visita a ECOPAPEL.












PROJETO CFES

OBJETIVO GERAL
 
  Os CFES se destinam à Formação de Formadores, educadores  e gestores públicos que atuam com economia solidária, contribuindo para  fortalecer seu potencial de inclusão social e de sustentabilidade econômica, bem como, sua dimensão emancipatória.
*

PROJETO CFES SUL


Objetivos Específicos
# contribuir com o fortalecimento dos EES com a ampliação do número de formadores(as) em economia solidária;
# desenvolver metodologias e conteúdos de formação em economia solidária;
# sistematizar e disseminar as metodologias e conteúdos da formação em economia solidária;
# produzir e disseminar materiais pedagógicos e informativos sobre economia solidária;
# contribuir para a articulação de formadores(as) e educadores(as) que atuam com economia solidária – constituir coletivos estaduais e regional de formadores;
# fornecer subsídios para a construção da política nacional de formação e assessoramento técnico.


Dia 09-06-2011


período da tarde
Integrantes do de cada estados do sul, participaram da vídeo conferencia da PL 865.
O restante do grupo acompanhou a vídeo conferencia através da internet.


FORMAÇÃO DE FORMADORES EM ES

QUAL CONCEPÇÃO?

QUAIS OS OBJETIVOS?

QUAL É A ORGANICIDADE E RELAÇÃO DOS FORMADORES 

COM O MOVIMENTO DA ES? FORMARAN-SE  GRUPOS PARA 

DISCUTIR AS QUESTÕES LEVANTADAS.



DIA 10/06/2011

 PAUSA PEDAGÓGICA: RESGATE DO DIA ANTERIOR E 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS GRUPOS 

AUTOGESTIONARIOS.

FORMAÇÃO DE FORMADORES EM ES: 

RESUMO POR ESTADOS

ENCAMINHAMENTOS

AVALIAÇÃO-GRUPO AVALIAÇÃO 



O grupo, em sua maioria, avaliou o curso positivamente em suas metodologias, facilitadores, temas. 
Aguardamos todos no próximo módulo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário