1º. Dia
MANHÃ
Destino: Utopia e Luta
- Na chegada tomamos um café coletivo na sede da Utopia e Luta. O Utopia e Luta é um movimento organizado num ascentamento urbano. Acontecido após uma ocupação do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, durante a abertura do Fórum Social Mundial de 2005. 42 famílias moram em um prédio que era do INSS.
Este prédio foi reformado por um projeto da CAIXA tem uma estrutura que é além das moradias. Neste espaço conhecemos o espaço do teatro, a lavanderia, atelier de costura, espaço de serigrafia, cozinha, padaria e o espaço Horta.
O movimento está fazendo a discussão da autogestão e o debate da Ecosol. Existe escala para a limpeza do prédio, lavagem das roupas e a portaria. Ainda não conseguem agregar todas as famílias nas discussões e propostas, em função do indidvidualismo.
Utopia e Luta traz para o debate várias pautas das cidades. A reorganização urbana, o desafio da Copa de 2014 para os movimentos sociais e a sustentabilidade do próprio local de moradia. Surgindo assim um novo movimento social: O MRU – Movimento pela Reorganização Urbana.
TARDE
Destino: Convento dos Capuchinhos
- Depois de um almoço saboroso nos reunimos todas e todos na sala de reuniões para a dinâmica de integraçã e reflexão inicial. Enquanto a Katiucua nos lia uma bela história de uma Senhora que semeava flores em seu percurso do ônibus que utilizava todos os dias. Qeustionada sobre a eficácia de sua tarefa ela argumenata que não importa se nem todas nascerem, importa aquelas que nascerem, crescerem e florirem o caminho.
- Pegamos uma fita cada um e fomos orientados a amarrar nossa fita na pessoa que temos afinidade ou que nos aproximamos muito durante o curso. Cada um foi amarrando e dando sua justificativa.
Depois de vermos o grande círculo montado com fitas de diversas cores podemos dar nossas impressões sobre ele. Alguns argumentaram que sentiam vontade de ligar sua fita com mais de uma pessoa. Outros que viram sua conexão com todas e todos no círculo final. Teve também uma mainifestação de que fazemos tudo neste projeto para todos e que não somos um grupo de amigos e sim participantes de um projeto de economia para todos e todas.
- Após este momento foram dadas informações gerais sobre como anda o CFES.
- Aí então montamos nossas equipes de auto-gestão.
- em seguida recebemos uma bala e fomos organizados em grupos conforme o sabor das balas para debatermos sobre as seguintes questões:
1. Visitamos um Empreendimento de Economia Solidária que teve conquistas e enfrenta desafios. Como formadores/as, de que forma poderíamos contribuir para aquele EES tendo por base os 4Ps?
2. Há semelhanças e diferenças entre as regiões descritas no PPPP?
3. E no RS, há diferenças e semelhanças entre as regiões?
4. Como considerar estas e outras questões ao pensar projetosde e para a Ecosol?
Os grupos trabalharam e amanhã apresentarão suas sínteses.
Para finalizar o dia nos reunimos nas equipes de autogestão para deliberar sobre como será a intervenção de cada equipe a partir de amanhã de manhã.
Um abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário